Durante dez dias vão ser oferecidos procedimentos odontológicos e duas mil consultas oftalmológicas gratuitas
O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), e o secretário Municipal de Saúde, Antônio Abadio da Silva, anunciaram, na manhã desta sexta-feira (16), o lançamento da primeira edição do Programa Saúde em Movimento. O projeto, que terá início na próxima segunda-feira (19), tem como objetivo oferecer atendimento gratuito na área de odontologia e realizar cerca de duas mil consultas oftalmológicas com oferecimento de mil óculos para os casos de necessidade.
Na próxima semana, entre os dias 19 e 22, a carreta da saúde estará estacionada nas proximidades da quadra de esportes do Bairro São João disponibilizando consultas de oftalmologia. Na semana seguinte, entre os dias 23 e 29 – exceto domingo (25) – na Praça Marca Tempo, Bairro Nossa Senhora de Fátima, além do atendimento oftalmológico, será possível realizar procedimentos odontológicos, como aplicação de flúor, limpeza, obturação, canal e até pequenas cirurgias.
Os interessados deverão comparecer ao local de atendimento em horário comercial, munidos de documentos pessoais e portando o cartão do SUS. O programa, segundo o prefeito, visa diminuir a demanda reprimida no município nas duas áreas. “A demanda de oftalmologia em Catalão é muito grande. Desde o início da nossa gestão, com o apoio do Governo do Estado, nós já conseguimos atender cerca de quatro mil consultas nessa área. Agora vamos reduzir a demanda aumentado o número para seis mil”, explicou o prefeito.
Ao todo, 20 profissionais, residentes nas áreas oftalmológica e odontológica, deverão atender cerca de 200 pessoas por dia. O serviço está orçado em R$ 90 mil; dinheiro dos cofres do município. “Não é gastar, é investir. Além das consultas de oftalmologia e odontologia, vamos doar mil óculos. A cada dois pacientes atendidos, um necessita de óculos. Se for constatado um problema mais sério, o caso será encaminhado imediatamente para Secretaria Municipal de Saúde”, garantiu o prefeito.
Na ocasião, Jardel afirmou ainda o interesse em concluir as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas já no primeiro semestre deste ano. De acordo com ele, a meta é inaugurar o hospital no próximo aniversário da cidade. “Estamos atrás de recursos para mobiliá-la e queremos que em agosto a UPA já esteja funcionando. Outras unidades de saúde, como as UBS’s [Unidade Básica de Saúde], vamos entregar uma a cada dois meses, a começar pela unidade do Bairro Pontal Norte”, adiantou.
ASCOM / Prefeitura