Começou nesta madrugada a 137ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. E como manda o figurino milhares devotos à santa acompanharam a congada pelas ruas da cidade nas primeiras horas do dia desta sexta-feira, indo ao encontro não só do salão de festas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, onde sempre acontece a tradicional Alvorada que abre as comemorações da festa, mas especialmente ao Largo do Rosário em atitude de fé.
Todos os anos, do quarto para o quinto dia de outubro, os ternos de congo saem de todas as partes da cidade em silêncio destinando-se especialmente ao Largo do Rosário, em frente à Irmandade, onde pontualmente às 2h pedem bênçãos ao padre meio a muita oração. Ao som do apito do general das congadas as programações festivas e religiosas são iniciadas.
Serão mais de 20 ternos de congo de Catalão, de outras cidades e estados a dar ainda mais prestigio ao evento.
Nos dez dias de festas diariamente os religiosas se encontram para orações, reza do terço e missas. No dia 14 a tão esperada entrega da coroa, marcando o fim das programações e da festa, partirá da Igreja do Rosário para a Nova Matriz. O hasteamento da bandeira, outra atividade muito importante, está previsto para o dia 12.
Esperado não só pelos catalanos, mas por muitos em toda a região sudeste do estado, as barraquinhas são também um atrativo à festa. Os comerciantes já começaram a instalar suas tendas em busca de vender os mais variados produtos.
O público pode encontrar a preços reduzidos de brinquedos a vestuário passando por produtos eletrônicos, bem-estar, equipamentos da construção civil, de pesca, alimentos, entre outras centenas de coisas.
A festa também e preocupação para a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC), que desde já está nas ruas e avenidas próximas ao local do evento para desviar os carros do centro, dando mais agilidade e segurança ao trânsito.
Também atenta em dar segurança à população a Polícia Militar orienta que seja evitado transitar no evento com joias, celulares e que as bolsas e carteiras sejam portadas na maior segurança possível. O comando do 18º Batalhão da Polícia Militar de Catalão orienta que não seja levada grande quantidade de dinheiro de uma só vez para não chamar atenção. A PM já tem esquema de segurança montado juntamente com equipes contratadas para manter a ordem na festa.
Para os imprevistos de natureza clínica o Corpo de Bombeiros e SAMU contam com bases móveis para melhor e mais rapidamente atender a quem necessite de cuidados na programação.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…