Categories: Sem categoria

Presidenta Dilma condena ataque a jornal francês

Spread the love

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, declarou nesta quarta-feira (7) pesar e indignação pelo atentado ocorrido a um jornal francês, em Paris. Em nota, afirmou que é inaceitável o ataque à liberdade de imprensa, um valor fundamental das sociedades democráticas.

 

Agência Brasil

Polícia bloqueia as ruas próximas à redação da revista Charly Hebdo, onde homens armados mataram ao menos 12 pessoas

“Nesse momento de dor e sofrimento, desejo estender aos familiares das vítimas minhas condolências. Quero expressar, igualmente ao Presidente Hollande e ao povo francês, a solidariedade de meu governo e da nação brasileira”

Diversos outros líderes mundiais de países como Rússia, Espanha, EUA e a Liga Árabe também fizeram pronunciamentos condenando os ataques responsáveis pela morte de ao menos 12 pessoas, além de vários feridos.

Segundo testemunhas, dois homens encapuzados e armados atiraram contra o prédio no qual está a redação do jornal Charlie Hebdo, famoso por ter publicado, algumas vezes, sátiras do profeta Maomé.

O Partido Comunista Francês (PCF) emitiu uma nota na qual faz uma “chamada para a unidade nacional de todas as forças republicanas contra a barbárie que acaba de bater a equipe do Charlie Hebdo. O massacre bárbaro sofrido por eles nos leva ao horror e a dor e exige uma resposta nacional”.

Pierre Laurent e a direção nacional do PCF afirmaram que “quando vidas são massacradas, vidas essas cuja paixão era a informação e a liberdade de expressão, na verdade, cada um de nós também se torna um alvo. É a República que é atingida em seu coração. Que os autores deste crime hediondo sejam presos e julgados”.

Ainda segundo o texto, “nossos pensamentos estão com as vítimas, famílias e amigos. Esta manhã, é o mundo dos desenhos animados, impertinência, humor, amor à vida que os terroristas queriam silenciar. As relações de amizade e cumplicidade que tivemos, especialmente durante o Festival da Humanidade, com cartunistas do Charlie Hebdo, fortalecem ainda mais a nossa dor. A hora é agora para se unir em torno de valores republicanos as forças máximas e os cidadãos, milhões em todo o país, para expressar nossa determinação de viver os valores da liberdade, igualdade e fraternidade”.

O partido pede também que os militantes comunistas, funcionários comunistas e republicanos, assim como o restante da nação, independentemente do pensamento filosófico, político e das crenças religiosas, rejeitem amálgamas e estigmas, rejeitem o ódio e o racismo.

 

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Gente boa do Blog, a lei atualmente não permite e foi criada justamente para evitar…

5 minutos ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

23 minutos ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

26 minutos ago

Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid

Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid   O teor das…

27 minutos ago

Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro

Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro   CNI divulga que, em…

29 minutos ago

Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado   Se for condenado pelos…

30 minutos ago