É forte a aposta para que Celso Amorim substitua o atual ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, que disse querer deixar o cargo. Mas há quem defenda uma indicação mais ousada: “Por que não o próprio Lula, que foi o maior vendedor da marca Brasil em seu governo, tendo Amorim como chanceler?”, pergunta a jornalista Tereza Cruvinel, em novo texto em seu blog no 247.
Ela lembra que, “quando foi eleito, em 2002, ele prometeu que seria um ‘mascate’ do Brasil, e assim agiu, exercendo uma agressiva diplomacia presidencial que, afora tornar o país mais relevante na arena política internacional, abriu mercados e oportunidades para as empresas e os produtos brasileiros”. Lula fez 252 viagens aos exterior durante seus oito anos de governo, ressalta a colunista.
De acordo com uma fonte “petista que transita na área internacional”, a favor da escolha estaria o fato de “Dilma, que não tem muita paciência com a política externa”, ter “à frente dela a pessoa de sua maior confiança, dotada de todos os predicados para a missão”. Outro ponto positivo: “o empresariado, especialmente os exportadores, que cobram uma atitude mais pró-ativa no comércio exterior, vibrariam com a escolha”.
Alguns poréns, no entanto, começam “pela dúvida sobre se ele aceitaria” o convite. O ex-presidente, sempre que pode, tenta evitar “fazer sombra a Dilma”. No cargo, “de alguma forma, ele faria”, escreve Tereza. Descartada esta “ousadia”, segundo a colunista, “o nome mais forte de que ela dispõe continua sendo o de Celso Amorim”, atual ministro da Defesa. Segundo a jornalista, a presidente tem como missões, além dos problemas com a balança comercial, “pacificar o Itamaraty, que até aqui é um poço de mágoa com seu governo”.
Leia aqui a íntegra do texto.
Brasil 247
Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…
Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…
STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…
Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo Atividade…
Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo Com apoio de…
Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço Somente nesta quinta (3),…