Uma semana atrás, uma pesquisa Datafolha, divulgada sem destaque pelo grupo Folha, trouxe duas informações: Luiz Inácio Lula da Silva é considerado o melhor presidente da história por 64% dos brasileiros e o Partido dos Trabalhadores, a despeito de todos os escândalos, voltou a crescer na preferência dos eleitores, situando-se bem à frente do seu principal rival, que é o PSDB.
Coincidência ou não, na segunda-feira, o jornal O Globo, dos irmãos Marinho, deu a largada para um processo de desconstrução do mito Lula, com sua reportagem sensacionalista sobre o suposto ‘triplex’ do ex-presidente. Embora tenha sido desmentida pelo Instituto Lula (leia mais aqui), a reportagem do Globo foi repercutida por outros veículos conservadores, como fez Veja neste fim de semana, numa estratégia clara: o que se busca é a transformação de Lula numa espécie de marajá.
É o primeiro sinal claro de que Lula, lançado como pré-candidato do PT à presidência da República por Rui Falcão, apanhará muito da imprensa familiar nos próximos quatro anos. “A reeleição da presidente Dilma mostrou que a população reconhece e aprova os 12 anos de transformação pelas quais o Brasil vem passando desde a primeira eleição do ex-presidente Lula, em 2002. E teme que um segundo governo da presidente Dilma, ainda melhor do que o primeiro, crie uma perspectiva de continuidade em 2018”, disse Rui Falcão, em entrevista à jornalista Tereza Cruvinel (leia aqui).
O próprio Lula, em discursos recentes, tem dito que, embora não seja o momento de falar em 2018, a oposição entra em pânico quando pensa na possibilidade de que o PT permaneça vinte anos no poder. Uma possibilidade que se tornou mais concreta depois que, na última quarta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, as contas de campanha da presidente Dilma Rousseff, estreitando as possibilidades de um eventual impeachment.
Assim que começar a governar, fazendo com que o País retome um ambiente de normalidade democrática, Dilma deixará de ser o alvo principal da mídia, cedendo a incômoda posição para o ex-presidente Lula, que passará a representar a perspectiva futura de poder. O que o Globo fez com seu ‘triplex’ foi apenas um ensaio na tentativa de desconstrução do mito Lula. Com a Operação Lava Jato em curso, Lula pode se preparar, desde já, para golpes bem mais intensos.
Brasil 247
Será No Dia 30 de Abril, No Lafé Park Em Catalão Goiás Lançamento do Livro…
Gente boa do Blog, vale a pena assistir tentar entender um pouco mais dessa figura…
As luzes no cinema Um dia desses fomos assistir um filme no cinema, o filme…
Governo cria RG nacional gratuito para cães e gatos ProPatinhas e SinPatinhas marcam novo ciclo…
Sobrecarga e desvalorização: a realidade dos professores goianos na gestão Caiado Professores em Goiás…
90% de estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola Especialistas defendem mudanças estruturais para…