O STF decidiu pelo arquivamento do processo por considerar que não houve envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro privilegiado. “No entanto, estão em andamento perante a Procuradoria Geral da República três procedimentos para apuração dos mesmos fatos”, esclareceu o PT, citando os processos: manifestação n.84489/2014; Sistema único n.00243054/2014 e Notícia-Fato n. 1.00.000.015966/2014-08.
O partido pede que seja instaurado um inquérito para investigar o vazamento da delação premiada de Alberto Youssef à revista. Três dias antes da realização do segundo turno, a Veja estampou matéria de capa que afirmava que “Dilma e Lula sabiam de tudo”, referindo-se aos casos de corrupção da Petrobras.
O golpe caiu por terra dias depois quando o advogado de Yousseff, Antonio Figueiredo Basto, negou que seu cliente tenha feito qualquer depoimento na data citada pelo semanário. Segundo ele, Youssef prestou depoimento à Polícia Federal de Curitiba no dia 14 de outubro, mas não disse o que a revista publicou.
Janot pede inquérito
O pedido do PT já começa a produzir seus efeitos. Com a conclusão dos depoimentos da delação de Youssef e Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá a abertura de inquérito contra as pessoas citadas como envolvidas no caso.
O procurador considera que as informações relatadas por Costa e Youssef são suficientes para que sejam iniciadas as investigações entre funcionários, empreiteiras e políticos na estatal do petróleo.
Portal Vermelho
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…
PF aponta envolvimento de militares e Bolsonaro em inquérito sobre atos golpistas Segundo apuração…