Categories: Sem categoria

Contratações temporárias de fim de ano estão a todo vapor

Spread the love

A indústria e o comércio preveem a contratação de 163,6 mil trabalhadores temporários para o final do ano no país. O número de vagas é 1% maior que o registrado no ano passado. E o que prevê o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) e Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt).

O órgãos também estimam que após o término do contrato, cerca de 8 mil pessoas devem ser efetivadas (índice de 5%). Do total de vagas, o comércio será responsável por 70% delas, e a indústria, por 30% das contratações. Em 2013, foram 162 mil vagas temporárias abertas e o índice de efetivação foi de 12%.

A tendência também se aplica a cidade de Catalão. De acordo com a Associação Industrial, Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL), para o período do natal e fim de ano as vendas devem aumentar em torno de 30% ou bem mais que isso.

O gerente de umas das maiores lojas de calçados da cidade, Emerson Donizete Goulart, conta que para atender a demanda contratou 50% a mais do quadro efetivo de funcionários da sapataria. “Estamos esperando no mínimo aumento de 30% nas vendas em relação ao ano passado. Comparado ao ano todo, a temporada quadriplica ou até superam isso”, disse.

Com relação a busca de emprego, Emerson deu importantes dicas para quem quer entrar no mercado de trabalho e se efetivar posteriormente. “Não mentir no currículo é o primeiro passo. Depois, é importante que o interessado entregue esse documento ao gerente ou proprietário da loja e, se possível, pedir ali mesmo ou agendar uma entrevista. Deixar o currículo na mão de qualquer um pode ser uma falha. Agora, é preciso compromisso e bom trabalho para ser efetivado após esse período, o que muito acontece no mercado”. Emerson contou ainda que irá efetivar dois funcionários temporários.

No Brasil, o trabalho temporário é regulamentado pela Lei 6.019/74. O contrato é firmado entre uma empresa autorizada pelo MTE e o trabalhador, que tem os mesmos direitos do funcionário efetivo: salário equivalente, jornada de oito horas, recebimento de horas extras, adicional noturno, repouso semanal remunerado, férias e 13º salário proporcionais e proteção previdenciária. As exceções são para aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o FGTS.

Por: Gustavo Vieira

 

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

14 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

14 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

15 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

15 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

15 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

15 horas ago