Secretaria Municipal de Saúde de Catalão prorrogou a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos para até o fim deste mês. No dia 20 de outubro a Pasta havia realizado o dia “D” da vacinação contra a doença, oportunidade em que 11.077 animais foram imunizados.
Nessa etapa, está sendo recomendado aos donos de cães e gatos que não participaram da campanha, que eles busquem no Departamento de Controle de Vetores, o Decove (na Rua Coronel Afonso Paranhos, n° 587, Centro), a vacina para aplicar em seu bichinho de estimação em casa. O Decove também receberá aqueles que optarem por levar seus animais para serem vacinados no local.
A vacina é gratuita e a meta e que 20 mil animais, tanto na área rural quanto na urbana, sejam vacinados.
O coordenador chefe do Decove, Giovani Franco, orienta que para o translado da vacina é preciso que o interessado leve um recipiente de preferência isolante de calor, como uma caixa de isopor, por exemplo, para o devido acondicionamento do produto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (3442- 5449) do órgão.
Saiba mais
A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos e pode ser transmitida ao homem. A doença é mortal, causada por um vírus transmitido pela saliva do animal infectado, e pode ser evitada por meio da vacinação de cães e gatos. A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas logo após mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão pelo animal. Quando o vírus chega ao cérebro causa lesões levando à morte.
A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…