Categories: Sem categoria

Globo e você, nada a ver…

Spread the love

Globo só “descobre” Indiano que esteve com Lula, depois dele ganhar premio Nobel.

Kailash Satyarthi visitou o Instituto Lula em 06/12/2013,
antes de ganhar o prêmio Nobel

Kailash Satyarthi é o indiano que ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2014. Só depois disso o programa Fantástico, da TV Globo, enviou a jornalista Poliana Abritta à Índia para entrevistá-lo.

Mas a TV Globo não se interessou em entrevistá-lo quando ele esteve no Brasil em dezembro de 2013, antes de ganhar o prêmio, e visitou o presidente Lula em seu Instituto.

Kailash é um engenheiro elétrico que tornou-se ativista desde a década de 80 liderando a Marcha Global contra o trabalho infantil.

No encontro com Lula, o indiano elogiou o Bolsa Família e outros programas que ajudam direta ou indiretamente na luta contra o trabalho infantil. Os dois são aliados no combate mundial ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e à pobreza.

Talvez por sempre elogiar o Bolsa Família, nem mesmo o canal de notícias Globonews, das Organizações Globo, se interessou por entrevistá-lo em 2013.

Só depois do premio Nobel, o Fantástico se interessou em entrevistá-lo, mas não conseguiu escapar de levar ao ar os elogios de Kailash Satyarthi ao Bolsa Família:

“Quando você fala do Brasil, você pode ver a minha cara. É como a minha segunda casa. Eu amo o país, eu amo o povo. Alguns dos meus melhores amigos são brasileiros. Eu acho que o Brasil é um bom exemplo. É um modelo que pode ser replicado. A iniciativa da Bolsa Escola é muito interessante, tira as crianças do trabalho e coloca elas na escola. Há muitos esforços que precisam ser integrados: educação, luta contra o trabalho infantil, saúde, tudo pode ser convertido em um único esforço. Como o Bolsa Família, que pode ser utilizado em outros países”, disse Kailash na telinha da Globo.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/11/liberto-mim-mesmo-diz-nobel-da-paz-que-salvou-80-mil-criancas.html

Em 2012, Kailash também esteve no Brasil no seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Globo também não se interessou em entrevistá-lo.

Na oportunidade disse coisas que os “especialistas” que falam na Globo costumam considerar “bolivarianas” demais, tais como:

Se um em cada quatro norte-americanos decidirem que não mais apoiarão a compra de armamentos, poderemos resolver o problema de todas as crianças. O que os americanos gastam em cigarros é o suficiente para educar todas as crianças do mundo. Os europeus gastam muito em cosméticos; se apenas um em cada cinco decidisse não mais consumir cosméticos, poder-se-ia resolver a situação da educação no mundo. São gastos trilhões em cosméticos – dezesseis milhões bastariam para resolver o problema. E o que é desembolsado para resgatar os bancos? O que se gastou em dois anos? Apenas 0,02% do dinheiro que foi gasto ou dado para os bancos seria suficiente para educar todas as crianças do mundo.
(…)
O Brasil é uma das poucas exceções. Vocês provaram como vários ministérios podem trabalhar lado a lado. Outros têm que aprender com o Brasil. Como é que os ministros do Trabalho, do Desenvolvimento Social, da Educação, da Saúde podem trabalhar juntos? Tudo começou com o bolsa-escola e passou para o bolsa-família. O presidente Lula assumiu uma liderança forte nesse sentido, que continua no novo governo. Há convergência, há coordenação interministerial, e isso é algo que está faltando no mundo.
(…)
A sociedade e o governo brasileiro mostraram liderança. Isso é a prova de que há liderança e como a mobilização social funciona; como a convergência funciona; como a união funciona; como tantas outras coisas funcionam.
Não é suficiente levantar bandeiras das conquistas já realizadas. As pessoas me contam histórias do Brasil, dizem que está tudo muito bem. Não é só isso, isso não basta. Este é o momento de assumir a liderança.
Países como Índia, Brasil, China, Rússia, África do Sul – os BRICS – precisam construir um novo mundo sob sua liderança.

Publicado originalmente no Blog Amigos do Presidente

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

15 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

16 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

16 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

16 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

16 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

16 horas ago