Categories: Sem categoria

PSDB E PT FAZEM A GUERRA. QUEM PERDE É VOCÊ

Spread the love

PSDB e PT estão brincando com fogo – e quem pode sair queimada é a democracia brasileira. Depois de um show eleitoral que eletrizou o País, repleto de surpresas, viradas e uma disputa voto a voto que resultou sim numa vitória apertada, mas limpa e legítima, a reeleição da presidente Dilma Rousseff vai sendo questionada de maneira perigosa. Não apenas, igualmente vai sendo defendida de um modo bastante arriscado.

Na terça-feira 4, enquanto o ex-candidato tucano falou em chamar para o seus domínios um “grande exército a favor do Brasil”, a resposta do comando petista foi um panfleto eletrônico, via Facebook, no qual se convoca: “Militância, às armas!”. Tudo no sentido figurado, mas essas são as palavras que atingirão o público. Nessa batida, que se dá antes mesmo de serem completadas duas semanas do final da campanha eleitoral, onde se quer chegar?

Tanto na recusa ao diálogo com o governo, posição professada do ex-presidente Fernando Henrique ao ex-candidato a vice Aloysio Nunes, como na dificuldade da cúpula do PT em se posicionar além e acima dessas provocações de viés estudantil – logo um partido que venceu uma, duas, três e quatro eleições presidenciais seguidas – mora o perigo. No meio destes opostos, corre solta uma nova direita de cunho golpista, que já demonstrou a capacidade de ocupar a maior avenida de São Paulo, no sábado 1, sem ser incomodada.

SÓ POR HIPÓTESE – O risco não é pequeno. Tome-se a  hipótese, neste vácuo de diálogo entre os partidos envolvidos diretamente na peleja, de um ato qualquer de violência. O que pode acontecer? Neste momento, caso o “exército” a que Aécio se referiu se depare nas ruas com “as armas” da militância petista, o que haveria com quem apenas e simplesmente foi às urnas escolher o candidato que considerou mais preparado para dirigir o País?

Em 1964, a resposta para os movimentos de desestabilização ao presidente João Goulart, a partir da renúncia embriagada do titular Jânio Quadros, em 1961, resultou numa ditadura de matou, torturou e reinou pelos seguinte 21 anos. As promessas de limpeza da corrupção, saneamento dos partidos, eleições presidenciais logo em seguida emprestaram até mesmo uma certa legitimidade, de um ponto de vista à direita, ao golpe militar – de resto imediatamente ratificado pelo Congresso, que declarou vago o cargo de presidente da República.

Exagero? Em termos. Alertar agora sobre o que pode acontecer quando se mexe no inconsciente coletivo com o uso de imagens belicosas – repita-se, exército, armas etc. – é apenas ser responsável.

A sociedade brasileira cresceu, se desenvolveu e é hoje, sem dúvida, muito mais complexa do que a daqueles tempos. Porém, ainda é a sociedade brasileira, nitidamente dividida em classes de interesses conflitantes e ideologias díspares. Um fósforo aceso ainda pode, da mesma maneira que ontem, causar uma fogueira, e mais uma e mais outra até provocar um grande incêndio.

É de se admirar, negativamente, que chefes partidários experientes como são os do PSDB admitam o confronto permanente com a presidente reeleita, como se revela em todas, sem exceção, manifestações de quadros como os próprios Aécio e FHC, além de Goldman, Nunes e outros menos famosos.

Note-se: o senador eleito José Serra, que assim como eles sofreu com a ruptura democrática, mas, mais que eles, foi perseguido de morte logo após o abril de 64, não entrou nessa vibe, como diz a juventude que frequenta as baladas. Está quieto, certamente não gostando nada nada do que está ouvindo.

Igualmente é de se espantar que o comando do PT tome para si a mesma retórica da guerra, ao chamar a militância às armas, quando até o vão livre do Masp sabe que quem sempre sempre perde nessa disputa é a esquerda.

Note-se 2: Lula, que cresceu como sindicalista debaixo da ditadura grossa, é outro que está na moita sobre esse tema, certamente guardando para si o crédito de agir, se necessário for, como bombeiro – e não como incendiário – se o fogo pegar.

CANOA FURADA – No dia 15, os cerca de 2,5 mil manifestantes que tomaram no dia 1 a avenida Paulista com um passeata repleta de discursos antidemocráticos, outra vez prometem sair às ruas. E acreditam que serão mais. Se a moda avança, quem vai segurar a fúria da massa?

O comando PT está mostrando que ainda sofre de falta de maturidade, ao querer medir forças com o PSDB no terreno proposto pelo adversário, que é o da confusão, o do “grande exército”. Nas portas das muitas sedes que o partido tem em todo o País, valeria colocar um aviso de que, sim, o PT ganhou as eleições – e por isso mesmo é o mais interessado, em lugar de fazer a guerra dos provocadores, na promoção da paz.

Com essa maneira de chamar militantes às armas, ainda que em sentido figurado, como fez Aécio com seu exército, o partido embarca direitinho na canoa furada que os tucanos lhe oferecem. Vai chegar bem longe nela, ô se vai…

Abaixo, o que realmente deveria ser cultivado:

 

Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

9 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

10 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

10 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

10 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

10 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

10 horas ago