As práticas enganosas usadas pelo marketing da campanha do candidato Aécio Neves, que manipulou os resultados de uma das últimas pesquisas promovidas pelo Instituto Veritá para a preferência do eleitorado em Minas Gerais, foram denunciadas à imprensa quatro dias após as eleições do segundo turno, ocorrida no último domingo (26).
Os dados, coletados ainda no final do primeiro turno, que apontariam Aécio à frente de Dilma em Minas Gerais por 57% a 43%, mostram apenas a coleta de 561 questionários no estado mineiro, e portanto não são representativos. Tais questionários foram utilizados peo Instituto para compor a amostra total de eleitores do Brasil, e não apenas em Minas, como amplamente alardeado.
Mesmo alertados, os marketeiros seguiram em frente com a divulgação durante os programas do candidato de rádio, TV e conteúdo online, creditando a pesquisa ao jornal Hoje em Dia.
É de se pensar: por que estas informações estão sendo dadas apenas hoje? Quais seriam os interesses por trás de notícias como estas que não foram divulgadas pela grande mídia durante as eleições?
Aécio Neves não conseguiu superar Dilma Rousseff no próprio berço político. Em Minas, Dilma obteve 52,41% e Aécio ficou com 47,59%. A diferença entre eles foi de pouco mais de 500 mil votos.
Portal Vermelho
Prédio da Câmara de Vereadores Seria a Maior Disputa Dessas Eleições? Gente boa do Blog,…
Aprovado PL que prevê meia-entrada para mulheres em jogos de futebol Relatora da matéria na…
G20 Social leva a voz dos movimentos ao RJ; confira a programação indicada Entidades…
Brasil paga quatro vezes o orçamento anual do Bolsa Família em juros Juros da…