Categories: Sem categoria

COM 100% DE APURAÇÃO, PERILLO VENCE EM GOIÁS

Spread the love

O bacharel em Direito Marconi Ferreira Perillo Júnior (PSDB), 51 anos, foi reeleito neste domingo (26) para seu quarto mandato à frente do governo de Goiás. Finalizada a totalização pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tucano obteve 1.750.977 votos (57,44%) contra 1.297.592 votos do adversário peemedebista Iris Rezende (42,56%). Os votos nulos somaram 7,59% (258.019) e os brancos, 2,68% (90.917). A abstenção neste segundo turno alcançou 932.427 eleitores, ou 21,53% do contingente apto a votar no Estado.

A eleição de 2014 marcou o terceiro confronto entre Marconi e Iris para o governo estadual (as anteriores foram 1998 e 2010). Se nesta disputa o tucano teve seu pior desempenho no primeiro turno contra o peemedebista (45,8% contra 28,4%), devido em grande medida pela fragmentação das candidaturas oposicionistas, no segundo turno foi o resultado mais elástico obtido contra Iris. Em 1998, Marconi obteve 48,5% dos votos válidos no primeiro turno e 53,3% no segundo (Iris teve 46,9% e 46,7%). Em 2010, o tucano alcançou no primeiro turno 46,3% dos votos, contra 36,3% de Iris, e foi eleito no segundo turno com 53%. Em 2002, Marconi foi reeleito no 1º turno com 51,2%.

O resultado mostra o desgaste do decano peemedebista junto ao eleitorado goiano nesta que, segundo prometeu, será a sua última disputa eleitoral. O cenário político em Goiás apontava para uma reeleição difícil para Marconi, que tinha baixos índices de popularidade, reflexos de desgastes gerados pelo escândalo envolvendo o contraventor Carlinhos Cachoeira (Operação Monte Carlo, 2011). Mas nem isso foi capaz de estimular a votação de Iris, acusado por parte de seus correligionários de comandar o partido com mão de ferro, impedindo que novas lideranças busquem a disputa governamental.

Pelo menos três nomes tentaram encabeçar a chapa do PMDB em diferentes momentos e não obtiveram sucesso em seus intentos, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os empresários Vanderlan Cardoso e José Batista Júnior, o Júnior do Friboi.

Ataques

A eleição que se encerrou neste domingo foi marcada por uma campanha agressiva, com ataques duros do lado irista, respostas à altura do grupo marconista e muito trabalho aos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), principalmente na reta final. O tom forte de ambos os lados resultou na suspensão de 60% da última inserção da propaganda gratuita no Rádio e TV. Iris perdeu sete dos 10 minutos de seu programa e Marconi, a metade de seu tempo.

A campanha de Iris Rezende explorou à exaustão o escândalo Cachoeira. A aposta era no desgaste da imagem de Marconi, o que acabou por não se confirmar. Marconi, ao passo que respondia aos ataques do adversários, reforçava sua intenção de fazer uma campanha propositiva, estratégia que revelou-se a mais acertada, considerando-se o resultado das urnas.

A campanha tucana acusou o adversário de “apelar para a baixaria” em diversos momentos e obteve na Justiça suspensão dos programas de Iris em diversos questionamentos. Num deles, conseguiu um direito de resposta no programa do PMDB ao denunciar a utilização de uma falsa gravação envolvendo o braço direto do contraventor Carlinhos Cachoeira, o ex-vereador de Goiânia Wladmir Garcêz, e um interlocutor de nome Jaime, a quem a propaganda fazia crer ser o atual presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, um dos homens fortes da campanha de Marconi.

Perfil

A eleição de Marconi para um novo mandato coroa sua carreira política no plano regional. O tucano nunca perdeu uma eleição desde que elegeu-se deputado estadual, em 1990. Foi deputado federal, eleito em 1994; depois governador (1999-2006); senador (2007-2010); e novamente governador (2011-2014). Aliados próximos do tucano sugerem que o passo seguinte será construir a possibilidade de uma candidatura presidencial.

Marconi amanheceu neste domingo em Palmeiras de Goiás, 18.783 eleitores, onde votou na seção 03 bem cedo. Nascido em Goiânia em 7 de março de 1963, ele passou a infância na cidade do interior do Estado. Em Palmeiras cursou as duas fases do ensino fundamental em escola pública. Marconi deixou o município para cursar o Ensino Médio na Capital, onde iniciou seus primeiros contatos com a política, na militância estudantil.

Na década de 1980, Marconi foi por duas vezes presidente do PMDB-Jovem de Goiás e presidente nacional da Juventude do PMDB. Também atuou como assessor especial do então governador do Estado, Henrique Santillo.

Marconi Perillo é bacharel em Direito formado pela Faculdade Alfa. Em dezembro de 2005 e março de 2006, recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pelas universidades Federal de Goiás (UFG) e Estadual de Goiás (UEG), “pela atuação em prol do desenvolvimento das artes, ciências, filosofia e letras no Estado”.

É casado com Valéria Jaime Peixoto Perillo, com quem tem duas filhas, Isabella e Ana Luísa.

 

Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

21 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

22 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

22 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

22 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

22 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

22 horas ago