O Partido dos Trabalhadores protocolou na tarde de ontem (02) a candidatura a vice-governador do professor e advogado José do Carmo para composição na chapa do petista Antônio Gomide, candidato ao governo de Goiás, em substituição ao vereador Tayrone di Martino.
Na prática, isso significa que a candidatura de Gomide continua de pé, com o pedido de substituição devidamente protocolado e sem que haja uma decisão judicial que determine seu indeferimento. Com isso, os votos do petista podem provocar o que Marconi Perillo (PSDB) tem tentado evitar a todo custo: o segundo turno na disputa eleitoral, algo que, como apontam as pesquisas, o tucano conseguiria se os votos do ex-prefeito de Anápolis não fossem
validados.
Uma nota divulgada à imprensa pela Procuradoria-Regional Eleitoral de Goiás (PRE-GO), o procurador Marcello Santiago Wolff reforça que o artigo 16 da Constituição Federal estabelece que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência“.
“Assim, a Lei nº 12.891/2013, embora vigente, não possui eficácia para a disciplina dos fatos relacionados às eleições de 2014″, diz a nota. “A jurisprudência do TSE, construída sob a égide da legislação anterior à minirreforma eleitoral, sempre permitiu a substituição de candidatos ao pleito majoritário até a véspera do certame.”
José do Carmo
O PT goiano enviou uma nota à imprensa na quarta-feira (1º) informando que o novo candidato é um político que já representou o partido em outras eleições e tem um histórico grande de militância dentro da sigla. Confira abaixo nota na íntegra:
Nesses 34 anos o Partido dos Trabalhadores sempre primou pelo debate amplo e democrático com filiados e sociedade. Decidimos de forma unânime lançar Antônio Gomide como candidato a governador nas eleições desse ano por entender que Goiás precisa de um novo modelo de gestão, baseado na ética, transparência com os gastos públicos, desenvolvimento econômico e regional e com justiça social.
No dia de hoje, fomos surpreendidos com a renúncia formal do candidato ao posto de vice-governador em nossa chapa. A campanha de Antonio Gomide governador continua firme e vigorosa rumo ao segundo turno nessas eleições. Estamos firmes em nosso projeto maior que é mudar a vida dos goianos.
A legislação eleitoral nos permite a troca e indicaremos o nome do companheiro Professor José do Carmo, para o cargo de vice-governador. advogado, mestre em direito eleitoral, militante histórico, já representou o partido nas eleições como candidato a deputado federal, senador e prefeito da cidade de Goiás, sempre atuante nas causas sociais, do campo e da cidade, se coloca à disposição do partido para seguir rumo a vitória.
Assessoria de Comunicação
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…