O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) lançou no fim da tarde de quarta-feira (01) a Campanha Salarial 2014/2015. Mesmo debaixo de chuva, cerca de 300 trabalhadores da Mitsubishi, Weldmatic e RCM participaram da assembleia. Eles aprovaram a pauta de reivindicações para que o sindicato comece as negociações.
Os principais itens da pauta aprovada são: Reajuste salarial de 15%, R$ 3.500,00 de abono salarial; R$ 400,00 de vale alimentação e Auxílio educação, uma reivindicação inédita que deve alcançar a média de dois salários mínimos, sendo que os requisitos ainda serão definidos.
De acordo com o presidente Carlos Albino, o momento realmente não é favorável porque muitas montadoras do país estão demitindo ou adotando o sistema de layoff, mas em Catalão a realidade é um pouco diferente. “A Mitsubishi não sentiu tanto o impacto da crise que afeta o setor nos últimos meses, tanto é que as férias coletivas que estavam previstas foram suspensas. Aqui os trabalhadores estão unidos e mobilizados e a gente espera fechar o melhor acordo do Brasil”, garante otimista.
A opinião dos trabalhadores é unânime quando se trata de mobilização. “Nós somos trabalhadores honestos e acredito que a aliança entre sindicato e metalúrgicos vai nos garantir um excelente acordo”, afirma o trabalhador Marcos Felipe. Já Mário Marins, também metalúrgico, lembra que a empresa vem fazendo jogo duro e os seus colegas de trabalho têm percebido e isso tem fortalecido o movimento organizado pelo sindicato.
A campanha deste ano traz o slogan ‘Os trabalhadores vão virar a balança’ para reforçar o objetivo dos trabalhadores em mudar a realidade do cenário nacional. O acordo da MMC, Weld e RCM deve contemplar uma média de 4 mil trabalhadores. O SIMECAT também está em negociação com as indústrias e oficinas. Portanto, cerca de 6 mil trabalhadores terão reajustes de salário e benefícios a partir do dia 1° de novembro, data-base da categoria.
Por: Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…
Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid O teor das…
Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro CNI divulga que, em…
Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado Se for condenado pelos…
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…