Em dois dias, segundo o Ibope, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de votos totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos – quando se exclui da conta os brancos e nulos e os eleitores indecisos – o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidenta saiu do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, Dilma teria vitória ainda mais folgada: 46% a 33%.
Desde 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu gradativamente nas pesquisas Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no 1.º turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% mais um dos votos válidos (maioria absoluta) no domingo (5).
Considerando-se os votos totais, Dilma subiu cinco pontos percentuais no Nordeste, seu principal reduto eleitoral. Lá, a presidenta tem 54% das intenções de voto. Marina tem 24%, e Aécio aparece com 7%.
No Sudeste, região que concentra quatro em cada dez eleitores, a presidente aumentou as intenções de voto, de 30% para 32% e saiu do empate técnico com a candidata do PSB, que passou de 27% para 25%. Aécio, por sua vez, manteve-se com 23%, apesar de ter concentrado seus eventos de campanha em São Paulo e Minas Gerais.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1.º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00942/2014.
Portal Vermelho
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…