Categories: Sem categoria

PF desarticula quadrilha de tráfico internacional em cinco estados

Spread the love
A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (25) a Operação “Navajo” para desarticular uma organização criminosa relacionada ao tráfico internacional de drogas com base no Triângulo Mineiro. O trabalho também ocorre em várias cidades de Minas Gerais e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal informou que a operação está em andamento e que ainda não há informações sobre quantas pessoas foram presas até o momento. O balanço parcial da operação aponta que foram apreendidos dezenas de veículos e uma lancha avaliada em R$ 300 mil. Também foram confiscados imóveis, dentre eles fazendas em Minas Gerais e Goiás.
Mais de 200 policiais federais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal em Uberlândia, em endereços localizados nos cinco estados abrangentes da operação.
Segundo a assessoria da polícia, as investigações tiveram início há aproximadamente um ano, período em que mais de três toneladas de cocaína foram apreendidas, com a prisão de 22 traficantes, sendo 14 em flagrante. A organização criminosa estava associada a traficantes bolivianos e introduzia a droga em território brasileiro por meio de aeronaves, que pousavam clandestinamente em pistas rurais no Triângulo Mineiro e no Sul do Goiás. O grupo também é acusado de cometer vários crimes violentos, como homicídios em decorrência do tráfico de drogas.
“As investigações ocorrem há um ano e como os fornecedores das drogas são do Paraguai e da Bolívia contamos com o apoio da Interpol para prender os envolvidos nesses estados. Hoje [quinta], a operação visa prender mais envolvidos e descapitalizá-los para que eles não voltem à atividade do tráfico”, disse o delegado da PF, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo.
Os presos serão encaminhados ao Presídio Jacy de Assis, em Uberlândia, e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas e organização criminosa, podendo ser condenados a até 49 anos de reclusão.
O nome dado à operação faz referência ao modelo de aeronave preferido pelo líder da organização investigada, que era usado para o transporte da cocaína.
Do G1/Goiás
Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

15 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

16 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

16 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

16 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

16 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

16 horas ago