Começou hoje (24/9) e segue até domingo (28) diversas atividades pró-LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) na cidade. A organização é do Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão (MCDH – CAT) e contará com representantes do governo estadual, através do Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), e de entidades da sociedade civil.
Como programado, nesta quarta-feira (24) haverá mobilizações do orgulho na Praça Getúlio Vargas onde serão montadas tendas de prevenção e blitzes educativas, com entrega de material informativo. Já na quinta-feira (25), ocorrerá uma sessão extraordinária do Conselho Estadual LGBTT, às 14h, na Câmara de Vereadores. Na sexta-feira e sábado (26 e 27), será realizado, no câmpus da Universidade Federal de Goiás, o 3º Seminário do Orgulho e Diversidade LGBT de Catalão.
A programação será encerrada no domingo (28), com a quinta edição da Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Catalão. A concentração será a partir das 14h, na Fundação Cultural Maria das Dores Campos.
Há um mês o grupo conseguiu na Câmara Municipal, por meio de projeto de lei, que o MCDH – CAT passasse de simples entidade para uma instituição de utilidade pública. O autor do PL, vereador Pedrinho H (PSD), contou que a finalidade do projeto é possibilitar que o grupo LGBT tenha autonomia própria e possa, como um órgão com finalidades públicas, angariar recursos para as mais diversas ações em prol de suas causas e da sociedade também.
Por: Gustavo Vieira com informações da ASCOM