O promotor de Justiça Marcos Alberto Rios propôs ação civil pública contra o ex-prefeito de Itapaci, Francisco Olizete Agra, e o filho, Francisco Agra Filho; ex-secretário de Transportes, Eurismar Batista dos Santos, a Construtura Torres Ltda. e as proprietárias da empresa Ramilia Yone Nunes e Tatiana Maria Fortes Rocha Praxedes pela prática de ato de improbidade.
De acordo com a ação, ainda em 2012, o MP instaurou inquérito civil para apurar supostas irregularidades na contratação da construtura pelo município, por meio de diversas licitações para a realização de obras e serviços diversos.
Na época, havia a informação de que a empresa não existia de fato, o que foi confirmado pela Secretaria da Fazenda e visita no local da empresa.
Apesar da prefeitura ter feito o pagamento das obras contratadas, os serviços não foram feitos pela empresa, mas, sim, por funcionários contratados pelo então secretário de Transportes, sob a coordenação do filho do prefeito, contando com maquinários da Agetop e da própria prefeitura.
O promotor esclarece que as licitações referiam-se ao fornecimento e instalação de brinquedos, pavimentação asfáltica e meio-fio, serviço especializado de engenharia, ampliação e reforma da rodoviária e reforma e ampliação da feira coberta. Os contratos, juntos, alcançaram mais de R$ 3 milhões. Os procedimentos licitatórios foram vencidos pela mesma empresa, o que, para o promotor, reforça a tese de direcionamento e conluio entre os acionados.
O MP apurou que, no caso da pavimentação, por exemplo, os bairros que constavam nos contratos não tiveram suas obras concluídas, apesar de os empreendimentos terem sido licitados e pagos pela prefeitura.
Foi requerida liminarmente, portanto, a indisponibilidade de bens dos acionados no valor até R$ 3.160.132,15 e, ao final do processo, a condenação de todos os evolvidos no esquema pela prática de improbidade administrativa.
(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)
Atenção Caso Precise Da Prefeitura Para ajudar Na Compra do Caixão, Não Morra Nesse Final…
De Acordo Com STF, Jair Humberto Não Poderá Ser Presidente da Câmara de Vereadores De…
Gente boa do Blog, na tarde de ontem (12) membros da Academia de Artes, Cultura…
O Prefeito Sou Eu! O Pêndulo Pende Para O Lado De Luís Severo Gente boa…
Somente candidato com registro aprovado pode ser diplomado Prazo para diplomação das eleitas e dos…
Denúncia do MPGO contra servidor do município de Itapaci por crime sexual é recebida na…