Numa ação conjunta envolvendo algumas secretarias do município de Ouvidor, foi iniciado nesta segunda-feira (15/9), os serviços de Manejo Ambiental em todo a sua área urbana primeiramente. A ação que deve ser encerrada na próxima sexta-feria (19/9) tem o objetivo de intensificar os trabalhos de combate à dengue, além de contribuir para a limpeza na cidade.
Uma força-tarefa foi organizada e aproximadamente 15 servidores estão empenhados na limpeza de quintais e lotes baldios, fazendo a retirada de todo o tipo de material que pode acumular água, como também trabalhando na conscientização da população com a divulgação da atividade em carros de som, entrega de panfletos, etc.
O gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Ouvidor, Willian Manoel da Silva, contou que todas as residências da cidade devem ser visitadas essa semana. “Realizamos esse serviço duas vezes por ano, uma antes das chuvas como medida de prevenção, e outra após esse período para que seja garantido todo o empenho focado no combate ao mosquito da dengue”, contou.
Willian disse ainda que se todos os domicílios não forem visitados até o término previsto do manejo, o mesmo será estendido para a próxima semana até que o serviço seja concluído dentro do esperado. “Nós contamos com um caminhão, uma caminhonete e mais dois veículos para nos auxiliar na operação. Todo o lixo recolhido está sendo descartado no aterro controlado do município”, acrescentou.
O prefeito Onofre Galdino (PMDB) solicita o apoio de toda a população e orienta que a limpeza domiciliar deve ser constante e minuciosa durante todas as épocas do ano. De acordo com a equipe que trabalha em campo os munícipes também estão motivados no trabalho e têm recebido sem qualquer resistência os recolhedores de lixo.
Para essa e outras tantas obrigações da Vigilância Epidemiológica, o poder público entregou no início do programa uma pick-up Fiat Strada 0 km.
Por: Gustavo Vieira