“Hoje temos uma política educacional que busca de forma integrada melhorar todos os níveis de ensino, da creche até a pós-graduação. Agora estamos aprofundando esse trabalho com base em cinco prioridades: Colocar as crianças desde cedo nas creches e nas pré-escolas; alfabetizá-las na idade certa; expandir o ensino de tempo integral; ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior e profissionalizante e valorizar o professor”.
Para Dilma, “são esses avanços que vão garantir em todos os níveis a educação de qualidade que os brasileiros esperam e merecem. Mas faço questão de ressaltar que minha prioridade será melhorar a qualidade do ensino básico. Pois só com uma formação inicial sólida e completa, um aluno pode evoluir e seguir adiante”.
Ao citar os investimentos nos últimos 12 anos em Educação, a propaganda aponta quantas foram as ações para diminuir a desigualdade social. “Com Lula e Dilma o orçamento da Educação teve aumento real de 218%”, ressalta.
A propaganda aponta ainda que a presidenta Dilma também “abriu definitivamente as portas do futuro ao garantir por lei que grande parte das riquezas geradas pelo petróleo no pré-sal sejam investidas na educação e saúde”.
Hoje o Brasil tem uma política educacional global, integral e inclusiva para que todos os brasileiros de todas as classes sociais tenham acesso à educação de qualidade.
Educação infantil
Através de depoimentos de professores, técnicos e alunos, o programa de TV mostrou a melhoria que o governo Dilma trouxe através dos vários programas governamentais voltados para Educação infantil, com mais de 8.700 creches e pré-escolas contratas.
Com o Pacto Nacional pela Alfabetização, o governo Dilma quer garantir que toda criança com 4 anos de idade vai estar matriculada em uma pré-escola e as crianças com até aos 8 anos de idade terão que saber ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas.
No ensino básico, Dilma levou a educação de tempo integral para 56 mil escolas públicas. E serão 60 mil até o fim do ano. “Nem todos conseguem ou querem ver, mas já lançamos a base para uma grande transformação na qualidade do ensino e para que o país ingresse, em definitivo, na sociedade do conhecimento. Nos próximos anos vamos ampliar esse mundo de oportunidade que abrimos para as crianças e jovens e já temos instrumentos concretos para isso”, afirmou.
A propaganda falou ainda da aprovação do novo Plano Nacional de Educação que estabelece 20 grandes metas para serem atingidas nos próximos 10 anos. Dilma apontou que o Brasil deverá cumprir com antecipação.
Avanços no ensino técnico e superior
Em 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas, nos governos de Lula e Dilma foram criadas mais 422 instituições de ensino profissionalizante. Os avanços na educação também chegaram ao ensino superior. Hoje são mais de 7 milhões de alunos nas universidades, para isso, foram criadas 18 universidades federais, 173 campus e uma série de programas que democratizaram o acesso à educação superior. É por isso, que Dilma tem tanto apoio entre os jovens.
Reproduzindo a fala da presidenta Dilma no encontro de apoio da juventude e Dos movimentos estudantis, a propaganda apontou os dados dos principais projetos educacionais do governo, como o Pronatec, Ciências sem Fronteiras, Enem, Sistema de cotas, Bolsas do ProUni, Fies, entre outros. “O governo que quer usar a educação como instrumento de transformação tem que torná-la a mais ampla e democrática possível”, disse a presidenta.
Lula
O ex-presidente Lula ao participar no programa de Dilma ressaltou a importância que os últimos governos deram para a Educação. “O Brasil já teve 36 presidentes, entre eles, empresários, fazendeiros, militares, médicos e até intelectuais, mas nenhum deles elegeu a educação como prioridade. A educação até pouco tempo atrás era vista como um direito de poucos e boa parte dos presidentes concordavam com isso. A partir do meu governo, a educação passou a ser uma preocupação em todos os níveis. Dilma ampliou ainda mais essas oportunidades para os brasileiros, pontuou”.
Portal Vermelho
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…