Os goianos foram pegos de surpresa nesse início de mês com as chuva que estão caindo em várias regiões do Estado. As últimas registradas, duas ao todo, caíram no mês julho e agosto não foi visto um pingo d’água se quer cair dos céus.
Por enquanto, setembro começou bem e cerca de 30 mm no total são esperados para os cinco primeiros dias do mês em Catalão. Com isso, a sensação de deserto com a umidade relativa do ar perto dos 10% e com picos de temperatura na casa dos 30°, tendo registrado exatos de 34° de máxima recentemente, é amenizada graças a São Pedro que, com pena desses pobres comedores de pequi, mandou chuvas para a alegria de todos nesse estadão de meu Deus.
Já os meteorologistas não atribuem o fato ao santo católico, mas sim a uma grande massa úmida vinda da região da Amazônia empurrada pelo vento. O Instituto Nacional de Metorologia (Inmet) explica que as nuvens carregadas voltaram a predominar na Região devido ao calor e ao aumento dos níveis de umidade provocando pancadas de chuva.
É. Mas não se anime pensando que as coisas vão continuar assim no próximos dias. De acordo com o site Jornal do Tempo, as semanas seguintes serão de calor e tempo seco e os termômetros devem registrar altas em torno dos 35°. A umidade relativa do ar também vai cair drasticamente alcançando a média de 12% já no fim da primeira quinzena desse mês; índice esse muitíssimo abaixo do que considera tolerável a Organização Mundial de Saúde (OMS), que vê como aceitável níveis acima dos 30%.
O jeito será tomar muita água e se proteger do sol quente até o começo da temporada chuvosa. De acordo com a Somar Meteorologia, a precipitação vai voltar a atingir o Centro-Oeste e outras regiões, especialmente na segunda quinzena do mês.
Por: Gustavo Vieira/Imagem: ilustrativa