A promotora de Justiça Lorena Castro da Costa Ferreira, após adesão ao Projeto Bem Educar, vinculado ao Centro de Apoio Operacional da Educação, realizou, na semana passada, a primeira reunião visando fazer uma escuta da comunidade escolar e também compor um grupo para capacitação nas técnicas de mediação de conflitos, um dos eixos do projeto.
O encontro contou com a participação de membros da Coordenadoria de Apoio à atuação Extrajudicial do MP – que assessora o projeto – e da Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep), a quem caberá a capacitação.
Cerca de 40 pessoas estiveram presentes na sala de reuniões do Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira para tratar do tema, entre eles diretores de escolas, professores, conselheiros tutelares, representante do Judiciário e da Secretaria de Educação do Município.
Com a escuta da comunidade a respeito da existência da problemática, foram detectados pontos como desajustes familiares, comportamentos inadequados, evasão escolar, falta de respeito entre as partes e de limites e até eventuais agressões.
Os participantes optaram por iniciar o trabalho pelo Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, a partir da formação de uma equipe de capacitação local que será disseminadora das técnicas nas demais unidades escolares existentes no município.
Essa equipe contará com um profissional do colégio estadual, um servidor da Promotoria de Justiça de Pires do Rio, um técnico do Creas ou do Cras, um técnico, um tutor e um membro da equipe multiprofissional da Secretaria Estadual de Educação. Participarão ainda, neste primeiro momento, 30 profissionais do estabelecimento de ensino e 26 alunos.
A capacitação é composta de 13 encontros, de duas horas semanais, com início previsto para o dia 28 de agosto próximo. (Cristiani Honório /Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: arquivo da 2ª Promotoria de Justiça de Pires do Rio).
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…