Categories: Sem categoria

“O que o Brasil de hoje mais precisa é discutir o futuro”, diz Dilma

Spread the love

Em programa eleitoral exibido na noite deste sábado (23), a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, mostrou os avanços que o Brasil conquistou nos últimos 12 anos com o seu governo e o do ex-presidente Lula.

Por Mariana Serafini, do Vermelho

 

Ichiro Guerra

Dilma e Lula em visita às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco

De forma humana e realista o programa mostrou histórias de “gente de verdade” que mudou de vida graças aos programas sociais desenvolvidos por Lula e Dilma. São inúmeros os casos de “filhos e filhas de pedreiros” que tiveram a oportunidade cursar o ensino superior e se tornaram doutores ou doutoras.

O programa lembrou o período em que a distância entre as classes sociais era gritante e o trabalhador não tinha acesso ao ensino superior, à casa e carro próprios ou viagens de avião. Serviços que hoje fazem parte do cotidiano das classes menos abastadas. “Quem é mais jovem talvez não lembre o quanto o Brasil mudou nos últimos 12 anos, mas seus pais com certeza se lembram daquele tempo em que os pobres não podiam sonhar. Sei que ninguém vive de passado, e o que o Brasil de hoje mais quer e precisa é discutir o futuro”, diz a presidenta.

Durante os governos de Lula e Dilma, 36 milhões de brasileiros saíram da miséria, e o Governo Federal seguiu investindo para que essas pessoas pudessem melhorar de vida através da educação, da aquisição da casa própria e de acesso aos serviços públicos de qualidade.

Em 2002, o Governo investia R$8,2 bilhões no Pronaf (Programa de Apoio a Agricultura Familiar), passados 12 anos, os investimentos aumentaram em 194% e hoje atingem a cifra de R$24 bilhões. Atualmente a agricultura familiar gera mais de 12 milhões de empregos e já é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros.

O Pronatec já é responsável pela formação de mais de 8 milhões de jovens e grande parte deles está inserida no mercado de trabalho. Com isso, apesar da crise econômica que abala outros países no mundo, o Brasil gerou mais de 20 milhões de postos de trabalho e vive uma situação de pleno emprego.

Dilma e Lula criaram 18 universidades federais, e ampliaram os programas de acesso ao ensino superior. Em 2002 o Brasil tinha 3,5 milhões de universitários, hoje são mais de 7,1 milhões. “Negro, favelado e faminto eu me formei médico. Isso antigamente não era possível, hoje é. E eu só cheguei onde eu cheguei por causa do Prouni. Pobre hoje nesse país tem vez e tem vez através da educação”, contou Cícero Batista, médico de família humilde do interior do Piauí.

E enquanto ampliava o acesso à educação, Dilma transformou o país num gigantesco canteiro de obras. São inúmeros os investimentos em todas as regiões do Brasil, na área de transporte e geração de energia, com a construção de e ampliação de rodovias, ferrovias e usinas.

Lula e Dilma acreditaram no povo brasileiro e deram a oportunidade para que ele se desenvolvesse de forma plena. “Não há força capaz de impedir o Brasil de viver um novo ciclo de desenvolvimento porque nós somos um povo de fibra. Queremos sempre mais e melhor. Avante, Brasil”, encerrou a presidenta.

Assista ao vídeo na íntegra: 

 

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

14 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

14 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

14 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

14 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago