A Vale Fertilizantes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), promoveu no último dia 15 de agosto o evento de formatura da primeira turma do curso de inseminação artificial em bovinos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado no município de Ouvidor, em Goiás.
A iniciativa integra o Programa de Apoio à Agricultura Familiar, idealizado pela Vale Fertilizantes e realizado pelo Senar Goiás com o objetivo de apoiar capacitações agrícolas para pequenos agricultores, pecuaristas e suas famílias.
Com quase 200 horas, o curso do Pronatec contou com a participação de 30 alunos, com idade entre 15 e 18 anos. A ideia central é conscientizar o jovem pecuarista quanto à importância de melhorar o rebanho, utilizando técnicas de reprodução artificial com reprodutores comprovadamente superiores.
Durante todo o curso, são desenvolvidas aulas dinâmicas com atividades voltadas a manejar, alimentar e monitorar a saúde e o comportamento dos animais. Além do processo de inseminação, o aprendizado inclui tratamento de sanidade, higienização de animais e recintos, adestramento, castramento e atividades de apoio.
“Quando era mais nova morava na roça e sempre me interessei por assuntos relacionados ao tema. Quando fiquei sabendo do curso me inscrevi e aprendi muito. Estou pensando, inclusive, em abrir uma pequena empresa com dois amigos que também fizeram o curso. Pretendo prestar serviços aqui na região e seguir carreira como veterinária”, afirma a estudante Gabriela Marques, 15 anos.
Sobre o Programa de Apoio à Agricultura Familiar
Os programas oferecidos pelo Senar Goiás em Ouvidor fazem parte das ações do Programa de Apoio à Agricultura Familiar da Vale Fertilizantes. Contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar é um dos pilares de Patrocínios da empresa, que define sua atuação de incentivo a projetos sociais, esportivos, culturais, ambientais e técnicos.
Dentre as ações realizadas está o Programa Balde Cheio, onde produtores rurais são acompanhados por um técnico que os auxilia em práticas para otimizar sua produção de leite. Outra iniciativa é o Agrinho, que capacita professores da rede pública para promover ações de responsabilidade socioambiental dirigidas a alunos do ensino básico.
Há ainda capacitações complementares de curta duração, também promovidas pelo Senar Goiás, nas áreas de administração de propriedades rurais, cultivo orgânico de plantas medicinais, alimentação de bovinos de leite/qualidade do leite, manejo racional de bovinos de leite, selaria, construção de cercas, hidráulicas e alvenaria, apicultura básica e olericultura orgânica. Na área da promoção social existem cursos como os de cozinha rural, alimentação complementar, higiene e segurança na produção de alimentos, produção caseira de alimentos/ leite, identificação e processamento caseiro de plantas medicinais e produtos de limpeza e higiene.
Assessoria de Comunicação
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…