O maior hospital de região Sudeste do Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Catalão, responsável por atender os catalanos e demais municípios satélites, fechou no dia 14 de agosto a sua Unidade de Urgência e Emergência permanecendo assim durante todo o dia. O hospital de cunho filantrópico é mantido pela Prefeitura e tem convênio com outras cidades.
A reportagem do Blog do Mamede buscou saber os motivos que levaram a direção da unidade tomar essa drástica decisão, mas apenas foi informado que a situação foi intermediada pelo Ministério Público local e que às 16h uma reunião com o órgão e os gestores do hospital aconteceu para resolver a questão. Os atendimentos foram restritos àqueles que buscaram os serviços na entidade por contra própria, tendo sido priorizado para os casos de maior complexidade encaminhados pelo SAMU, Corpo de Bombeiros e demais ambulâncias.
O motivo de a unidade ter fechado as portas se deu por falta de um repasse em dinheiro aos médicos e funcionários da instituição, por parte da Secretaria Municipal da Saúde. Um funcionário que pediu para não ser identificado disse que há cerca de quatro meses a repartição não repassa verbas para essa finalidade.
De acordo com novas informações da direção o Pronto Socorro voltou a prestar os atendimentos de rotina depois do pagamento de parte da dívida. O secretário municipal da Saúde, Dr. Adenilson Lima, informou que a situação foi controlada com os repasse do dinheiro (R$ 620 mil) parcelado em duas vezes – sendo a primeira de R$ 570 mil.
A direção do hospital havia comunidade à imprensa local a realização de uma coletiva para explicar os motivos desta drástica medida que impossibilitou que centenas de pessoas recebessem atendimento na unidade, mas isso não aconteceu até o momento.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…