A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura Municipal de Pirenópolis promovem de 25 a 30 de agosto de 2014, na cidade de Pirenópolis, o Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (FIFAT).
O evento tem como objetivo valorizar a cultura popular brasileira, fomentar o intercâmbio entre diversas culturas mundiais e divulgar a pesquisa no campo das artes e do patrimônio imaterial com a realização de uma mostra de trabalhos acadêmicos. O FIFAT irá resgatar a memória cultural de diferentes povos por meio de apresentações artísticas folclóricas, feiras de artesanato e gastronomia, oficinas educativas, além da valorização do saber local com o “I Simpósio Nacional de Expressões Culturais do Cerrado: Devoção e Diversão nas Tradições Culturais Populares”.
Mostra Audiovisual
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Ministério da Cultura realizará, em uma parceria com a UEG, junto ao FIFAT, a Mostra Brasil de Cultura Popular, que selecionou os 15 dos melhores documentários premiados no Brasil.
A Mostra será realizada no Espaço Cinema Cultural de Pirenópolis, sendo coordenada pela Profª. Welbia Dias, do curso de Cinema e Audiovisual do câmpus Laranjeiras da UEG, em Goiânia.
Espaço Saberes
O Espaço Saberes é destinado à aprendizagem das culturas populares. Oficinas, mostras e palestras serão o foco desse ambiente de trocas e discussões. Haverá oficinas de dança folclórica nacional e internacional, bem como de música, teatro e folguedos.
O espaço funcionará entre os dias 27 e 29 de agosto, das 14 às 17 horas, no câmpus da UEG em Pirenópolis.
Espaço Ludicidade
O Espaço Ludicidade será destinado ao público infantil, com oficinas lúdicas de brincadeiras folclóricas, confecção de brinquedos, teatro de bonecos e lendas goianas.
Com ele, estima-se também fortalecer a identidade cultural de nosso povo, despertando, no público jovem, o respeito às diversas culturas que nos compõem.
Feiras gastrônomica, empreendedorismo cultural e literária
As feiras abrigarão produtos típicos que representam as diversas culturas presentes no Festival. Culinária, artesanato e produção literária proporcionarão experimentações sensoriais únicas e a troca de experiências entre os participantes do FIFAT.
Programação cultural
Serão seis dias de espetacúlos, com noites de gala e apresentações de grupos locais, nacionais e internacionais.
Confira a programação completa no site www.festival.ueg.br
(CGCom|UEG)
Publicado originalmente no site da UEG
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…