Uma das construções mais antigas da cidade de Pires do Rio, a primeira casa de alvenaria da cidade e que ainda está de pé, não se sabe como, está no projeto do governo municipal para receber reestruturação externa e interna de suas instalações. O objetivo da obra é retomar todas as características do projeto original, arquitetado e executado em 1922.
A casa do Maneco, como é popularmente conhecida, pertenceu ao Coronel Manoel Cavalcanti Nogueira e há vários anos foi alvo da degradação do tempo, do descaso da população local e do abandono de todos os governantes piresinos, que pouco ou nada se importaram em preservar o passado da cidade. Depois de tantos anos literalmente caindo aos pedaços, alguns vereadores do município arregaçaram as mangas e estão em busca do resgate desse patrimônio histórico municipal.
De acordo com o Jornal do Sudeste, de circulação regional, a casa será restaurada e a afirmação é do vereador Silvio Felipe (PTB), que juntamente com outros edis estiveram no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na capital federal, e na Secretaria de Estado de Cultura do Estado de Goiás, em Goiânia, pedindo providências para a viabilização da obra.
Para o início dos trabalhos é preciso que a Prefeitura de Pires do Rio intime os órgão mencionados, para que recursos sejam destinados e o exequível possa ser concretizado. A prefeita da cidade, Cida Tomazini (PSDB), também mostra interesse que essa herança dos primeiros moradores do município seja recuperada, e ao que tudo indica será a protagonista desse importante trabalho.
Por: Gustavo Vieira/Foto: JS
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…