Depois de alguns meses de estiagem, finalmente uma frente fria consegue avançar por Goiás trazendo chuvas. Em várias partes do Estado não chovia de forma significativa há meses e no fim da tarde do dia 10 os catalanos foram pegos com uma rápida chuvinha , mas que foi o suficiente para amenizar todas as complicação do tempo seco.
Já de ontem para hoje, como era esperado pelo institutos climatológicos brasileiros, o ar polar vindo do hemisfério sul entrou com forte intensidade sobre o Brasil causando uma queda da temperatura muito acentuada. A diminuição da nebulosidade facilitou o resfriamento e temperaturas perto ao abaixo de zero voltaram a ser observadas nos Estados de Santa Catarina (Urupema/0,2ºC), Rio Grande do Sul (Quaraí/-0,7ºC) e Paraná (S. Mateus do Sul/3,2ºC).
Essa frente fria está avançando pelo Brasil e mudou o tempo também no Sudeste e no Centro-Oeste do país. Na manhã desta sexta-feira as nuvens do sistema frontal cobriam praticamente todas as áreas dessas Regiões, e a chuva começou mais cedo na capital goiana.
Na noite de quinta-feira (24) já estava chovendo fraco em Goiânia e em praticamente todas as cidade do Estado e às 07 horas da manhã de hoje ainda estava chovendo; noutras localidades ela ainda continua. Em Catalão, a chuva começou às 17 horas desta quinta-feria e deve dar trégua somente na próxima terça, 29.
Com tudo isso, a temperatura começou a cair na cidade ontem mesmo e os termômetros devem registrar 14ºC no domingo (27); um dos mais baixos índices pontuados no meio desse ano. As máximas não devem passar dos 27ºC e a segunda-feria (28) será o dia mais chuvoso. De acordo com o site Climatempo, o sol só deve aparecer com força na Região no dia 30 (quarta-feira).
Por: Gustavo Vieira