Categories: Sem categoria

Buracos no asfalto tendem a aumentar com período chuvoso

Spread the love

O período de chuva que está cada vez mais próximo expõe os motoristas a um dos principais problemas de ruas e estradas brasileiras: a qualidade do asfalto. O resultado é um festival de buracos e acidentes.

São várias crateras que toma conta das ruas sempre que chove. Nas estradas, o problema se repete e o prejuízo não é só material acarretando também em acidentes graves e até com mortes.

Segundo um estudo realizado recentemente pela Universidade Federal de Goiás, falta qualidade no asfalto usado no Brasil. A pesquisa dá conta que a vida útil da pista deveria ser de 15 anos, mas na prática não dura cinco.

Os especialistas envolvidos na matéria alegam que a recuperação do asfalto deve começar quando aparecem às primeiras trincas, o que acaba por ser mais barato ao evitar que a pequena fissura se torne uma cratera e mais dinheiro seja investido na recuperação da via.

Em Catalão, os buracos em ruas e avenidas é problema crônico e através de convênio firmado entre Prefeitura e o Governo de Goiás por meio do Programa Rodovida Urbano, a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) vem realizando intervenções na malha asfáltica urbana para amenizar o problema.

Mas ainda falta muito para completar o recapeamento total previsto pelo governo municipal que anda a passos lentos em relação a isso, e o período das chuvas que está breve deve ser relembrado. Os locais que não foram recapeados tendem a piorar ainda mais e o constrangimento da população igualmente.

Serão investidos quase R$ 10 milhões nas obras e o projeto prevê o recapeamento de 700 mil metros quadrados de asfalto da zona urbana de Catalão (cerca de 100 km lineares), o que é visto como insuficiente para atender a contento a população no geral. Mas algumas ruas dos bairros Jardim Primavera, bairro das Américas e Vila Chaud, por exemplo, já estão recapeados.

Para acabar com os problemas dos buracos que simplesmente brotam nas vias a Prefeitura vem fazendo a aplicação de um asfalto de alta qualidade conhecido como CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente – ou asfalto quente. Ele que é apelidado ainda de asfalto borrachudo por conter em sua composição pneus reciclado, promete ser a cura das indesejáveis e problemáticas crateras em ruas e avenidas.

Como tudo que é novo traz insegurança o jeito é esperar para ver se essa nova tecnologia que não é tão recente assim em grandes centros suporta a ação do tempo e as intervenções do homem, porque caso não aguente os buracos vão teimar em trazer transtornos à população.

 

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

15 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

15 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

15 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

15 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago