O combate à ação do pequeno traficante, principalmente nas maiores cidades do Estado foi a principal determinação dos comandos das Polícias Civil e Militar no início desse ano. A mudança de estratégia na atuação das polícias visa diminuir em 2014 todos as estatísticas ligadas a venda de entorpecentes, principalmente o de homicídios em Goiás.
A estratégia adotada de combate ao pequeno traficante como forma de diminuir o número de crimes é encarada pela polícia como eficaz, já que eles são também os grandes responsáveis, por parte dos usuários, pelo aumento de furtos e roubos. O combate ao narcotráfico é fundamental para o auxílio na prevenção, pois é através do fornecimento de drogas que os pequenos vendedores a distribuem nas ruas, nos colégios e nos mais diversos locais.
Preocupado com isso o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de Catalão (GENARC) iniciou no dia 18 de julho a operação policial batizada “Vox Populi”, e já no seu começo cumpriu aproximadamente 10 Mandados de Busca e Apreensão em residências na cidade. O comando da operação é liderado pelo delegado Fernando Souza Maciel e tem o apoio de 57 policiais – agentes, delegados e escrivães.
A ação focou as residências de indivíduos apontados pela pela população, por meio de denuncia anônima, como sendo ponto de venda ou armazenamento de drogas e outros materiais ilícitos. Vários produtos – drogas, armas e munições – em desacordo com a lei foram encontrados e apreendidos e seus proprietários responsabilizados no rigor a que se cabê.
O GENARC garantiu que a operação vai continuar e que devido o tempo que é necessário para o trabalho investigativo, as atividades diretas serão pontuais.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…